Sexta-feira, 18 de Maio de 2012

 

 

É mais uma entre muitas questões incómodas em torno do Facebook: no início desta semana, a General Motors anunciou a retirada da sua campanha publicitária, no valor de 10 milhões de dólares, da rede social. Isto porque, segundo a GM, os anúncios do facebook simplesmente não dão retorno.

 

A decisão não poderia ter surgido em pior altura para a rede social: o facebook entrou, hoje, em bolsa, e houve quem receasse ver o valor das ações comprometido por esta notícia.

 

Mas, aparentemente, nem todas as empresas são da mesma opinião que a GM. Não tardou a que a Ford se pronunciasse, no Twitter, sobre a decisão da GM:

 

“É tudo uma questão de execução. Os nossos anúncios do facebook são eficazes quando são combinados de forma estratégica com conteúdos envolventes e inovação”.

 

Verdadeira ou não, a decisão da GM gerou um debate intenso acerca da eficácia dos anúncios no facebook. E se a Ford parece acreditar no poder dos anúncios do Facebook, já o site Slash Gear apresenta, por exemplo os argumentos de Nate Elliot, analista, que afirma que este poderá ser apenas o início de uma debandada das grandes marcas no que toca à publicidade paga na maior rede social do mundo.

 

Neste contexto, o npr foi mais longe: para perceber a eficácia dos anúncios pagos no facebook, pegou numa marca real e testou o sucesso da solução. Para isso, contactaram os proprietários da Pizza Delicious, uma pizzaria drive-through, localizada em New Orleans, que funciona apenas duas noites por semana. Depois de tentarem perceber qual o target ideal, “os anúncios tornaram-se virais. Conseguiram o dobro do número de cliques habituais, em média. O anúncio apareceu mais de 700 mil vezes. Basicamente, toda a gente de New Orleans no Facebook viu o anúncio. Duas vezes. A Pizza Delicious conseguiu perto de vinte vezes o número de fãs que habitualmente conseguia em dois dias.”, explica o npr.

 

Ainda assim, segundo o site, o sucesso do anúncio não se converteu em negócio. “Depois de uma longa noite a perguntar a cada cliente como tinha tido conhecimento da Pizza Delicious, nenhum respondeu que tinha sido através do Facebook”. Talvez, como o pnr diz, “a dada altura, os novos fãs da Pizza Delicious apareçam e comprem alguma pizza. Mas a publicidade nos media sociais é tão recente que ninguém pode ter a certeza acerca disso. Ainda está por provar, por testar e, em grande medida, por estudar. “

 

 

 

Fontes: Business Insider

 

             Diário de Notícias 
             npr 
             Tecmundo 
             Slash Gear 
             Económico


publicado por blatitudes às 12:35 | link do post | comentar

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