Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012

 

Skinvertising: o termo não tem correspondente em português – e, neste caso, até é um bom sinal. Espalhadas pelo mundo, dúzias de pessoas, “se não centenas”, segundo o BuzzFeed, venderam parte da sua pele às companhias que lhes oferecessem mais dinheiro, tornando-se uma espécie de cartazes publicitários humanos. Tudo se passou no início do século XXI. Hoje, têm tatuados – nos braços, na nuca, na cara – endereços online de companhias que já nem sequer existem.

 

De acordo com o BuzzFeed, foi em 2003 que o primeiro anúncio tatuado foi vendido: um espaço na nuca de Jim Nelson. O comprador foi uma empresa de alojamento de internet, a CI Host, que lhe pagou quase 5500€ para que Nelson tatuasse o anúncio e o mantivesse, pelo menos, durante cinco anos.

 

“Invariavelmente, os únicos negócios suficientemente loucos para pagar por estas coisas eram as empresas de internet. As empresas mais conceituadas não queriam ser associadas a estas manobras e à controvérsia gerada pela compra de carne humana para vender produtos. Eventualmente, os jornalistas, leitores e pessoas dispostas a comprar ou vender anúncios sobre a pele cansaram-se destas “notícias estranhas” e a tendência desapareceu no final da primeira década do século XXI”, recorda o BuzzFeed.

 

E se muitas das empresas que aderiram à moda já desapareceram, o mesmo não se pode dizer dos seus anúncios, que ainda vagueiam agarrados à pele de quem a vendeu.

 

 

Um dos casos mais radicais é o de Billy Gibby. Gibby não só vendeu a pele como também os direitos sobre o seu nome. Hoje, chama-se Hostgator.com e está a tentar convencer mais empresas a juntarem-se ao seu nome, sendo uma das poucas pessoas que ainda vendem espaço publicitário na própria pele. Mas talvez a mais reconhecida “skinvertiser” do mundo seja Karolyne Williams que, em 2005, tatuou o endereço do casino online GoldenPalace.com na testa por quase oito mil euros. Na altura, Williams justificou a sua decisão com a necessidade de pagar a escola privada do filho mais novo. 

 



publicado por blatitudes às 16:39 | link do post | comentar

Links

Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing

Redes Sociais

twitter facebook delicious flickr
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


Os últimos blá blás

Ao cyberbullying, os estu...

Comunicação cara a cara c...

Laina: a nova sensação do...

Facebook testa novo forma...

Instagram lança perfis na...

W+K lança série de desafi...

Samsung reafirma lideranç...

As piores passwords de 20...

Quase 9 em cada 10 imagen...

Facebook lança páginas gl...

arquivos

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

Networked Blogs
blogs SAPO
Google Analitycs
subscrever feeds