Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

 

“O Facebook torna as marcas estúpidas” – este é o nome do artigo publicado por Benjamin Palmer, co-fundador e diretor executivo da agência criativa americana The Barbarian Group, na Adweek.

 

Analisando o comportamento das marcas na rede social mais popular do mundo, Palmer começa por compará-lo com “um esquema Ponzi: alguém no topo da pirâmide recebe imenso crédito e seguidores por ser a origem de um post ou link mas, à medida que o conteúdo vai sendo passado, o seu valor social vai decrescendo. Na altura em que o link se torna viral, todos aqueles a quem o possa passar já o viram”.

“Chegámos ao ponto em que ser o primeiro a publicar pode ser mais importante que o facto de o conteúdo ser, ou não, interessante ou relevante para os nossos amigos ou seguidores”, continua.

No caso específico das marcas, Palmer refere-se ainda à “enorme pressão para angariar um grande número de «gostos»”, o que pode levar a que as marcas esqueçam a importância de fazer algo realmente fascinante para a audiência.

Então, o que podem as marcas fazer para contrariar esta tendência? “Basicamente, não comece por pensar «o Facebook é importante, por isso precisamos de uma ideia para o Facebook», porque o mais provável é fazer qualquer coisa estúpida. Só porque alguém clica num botão chamado «gosto», não significa que eles gostem realmente de si; se calhar só estão atrás do cupão que está a oferecer. O digital reúne tantas plataformas e tecnologias diferentes, hoje em dia, que pensar em ideias que possam viver através destes múltiplos canais digitais, e focar-se menos no Facebook como eixo da ideia, parece um ponto de partida melhor. E, definitivamente, parece que o objetivo não deve ser acumular seguidores ou «gostos», mas transformar a sua marca em algo que vale a pena seguir”.

Poder ler o artigo na íntegra, aqui.

 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

 



publicado por blatitudes às 15:43 | link do post | comentar

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