Quinta-feira, 28 de Abril de 2011

 

Os compromissos assumidos pela indústria alimentar não são recentes – aliás, datam já de novembro de 2009, quando se realizou o II Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – mas, agora, voltaram a merecer destaque graças à inauguração de um site que lhes é exclusivamente dedicado.

 

Recorde-se que, em 2009, 26 empresas da área alimentar assinaram, voluntariamente, um conjunto de compromissos, inclusive ao nível do marketing e publicidade, no sentido de contribuírem para uma vida mais saudável. Cerealis, Coca-Cola, Danone, Ernesto Morgado, Ferraz e Ferreira, Ferrero, Gelpeixe, Iglo, Kellogg, Kraft Foods, Mars, Mineraqua, Modelo Continente, Nestlé, Nobre Alimentação, Orangina Schweppes, Panpor/Neopanpor, Parmalat, PepsiCo Matutano, Pescanova, Queijo Saloio, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sovena, Sumol Compal, Unicer e Unilever Jerónimo Martins foram os nomes que, representando cerca de 50% do total de investimentos em alimentos e bebidas no mercado português, se comprometeram a alterar a sua ação no campo do marketing e publicidade, nomeadamente perante o target infantil. No documento, as empresas comprometeram-se a abster-se da publicitação de “géneros alimentícios a crianças menores de 12 anos através da televisão, publicações e Internet, excetuando-se os produtos que preencham critérios nutricionais que tenham por base evidências científicas aceites e/ou recomendações nutricionais, nacionais ou internacionais, aplicáveis”, bem como a privar-se de “efetuar comunicação comercial relacionada com produtos alimentares em escolas do primeiro ciclo, exceto quando especificamente solicitada pela ou acordada com a escola e se destinar a fins educativos.”

 

Com este site, a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Federação da Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), responsáveis pela iniciativa, pretendem conferir ao processo acessibilidade e transparência, tornando-o visível ao público. A Accenture foi a empresa escolhida para monitorizar o cumprimento dos compromissos no âmbito da publicidade, enquanto o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem a cargo a monitorização do marketing nas escolas. Os relatórios de ambas as equipas deverão ser apresentados no final de 2011.

 

Fonte: Briefing

 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



publicado por blatitudes às 15:19 | link do post | comentar

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