Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

 

É um dos tópicos quentes no Facebook já desde há uns dias mas hoje o caso assumiu proporções esmagadoras, levando a EDP a encerrar, mesmo, a sua página na rede social.

 

Já há alguns dias que é possível ver vários utilizadores partilharem, nas suas páginas, o link para o grupo “Eu não pedi um plano nacional de barragens” cujos membros (2.258 aquando da redação deste texto) justificam a sua adesão com o seguinte argumento: “Não pedimos nenhum plano que envolvesse a destruição de 10 troços de rio, que custasse ao Estado e aos consumidores 16 mil milhões de euros, e que oferecesse uma produção líquida de energia elétrica de zero mega watts”. A Liga para a Protecção da Natureza, a organização de defesa ambiental mais antiga da Península Ibérica, já identificou este plano como sendo um dos maiores perigos ambientais que Portugal enfrenta, atualmente.

 

Muitos dos protestos também se iam fazendo sentir na página da companhia elétrica portuguesa, que, no dia 17, acabou mesmo por eliminar o comentário de uma utilizadora que, na página da EDP, colocou o link para o grupo em questão. Segundo a EDP, o post violaria o código de conduta da página. Mas aquilo que poderia parecer uma solução rápida para uma questão cada vez mais fervilhante teve precisamente o efeito contrário e, pouco depois, a página começou a ser invadida por vários comentários que acusam a EDP de censura. Nessa altura, a página alterou a sua política de privacidade, deixando de ser possível publicar no mural da EDP – o que também tornou invisíveis os comentários publicados contra a empresa.

 

“Não me incomoda muito ter sido banida. Incomoda-me, sim, o que a EDP anda a fazer a este país, às pessoas e à Natureza, marketizando mentiras sem que nada seja feito para o impedir”, explicou a utilizadora ao Dinheiro Vivo.

Hoje, a EDP encerrou finalmente a sua página no Facebook. Segundo declarações de uma fonte oficial ao Meios & Publicidade “Na última semana, a página deixou de cumprir os requisitos para a qual foi lançada pelo que decidimos a sua suspensão temporária para reavaliarmos a nossa estratégia nas redes sociais, nomeadamente com a introdução de novas ferramentas”.

 

Apesar disto, a marca diz “pretender manter o diálogo com a comunidade”, assegurando, por isso, o funcionamento do email redes.sociais@edp.pt “para que nos possa encaminhar as suas sugestões críticas e opiniões”. Mas ao abrigo dos olhares alheios, claro está.

 

Na memória de muitos está ainda o caso da Ensitel – um verdadeiro pesadelo de relações públicas que demonstrou, pela primeira vez, no nosso país, o imenso poder de um indivíduo nas redes sociais. Na altura, uma utilizadora insatisfeita com um telemóvel defeituoso conseguiu gerar uma verdadeira onda de solidariedade online e a Ensitel sofreu danos na imagem de que ainda hoje está a recuperar.

 

Fontes: Dinheiro Vivo



publicado por blatitudes às 14:46 | link do post | comentar

5 comentários:
De John Doe a 29 de Outubro de 2011 às 16:40
E o Passos Coelho? Tem página no facebook? Eu não sou utilizador do facebook mas se o TrócoPassos tiver lá página registo-me já!!!


De Electric Dreams a 29 de Outubro de 2011 às 17:05
Diria mais Pedro "Palhaços" Coelho


De John Doe a 29 de Outubro de 2011 às 17:24
Sim, este Tróco Passos e o outro, o José Trocaste, dão uma bela dupla de palhaços, não há dúvida!!! Uma daquelas duplas tipo palhaço rico/palhaço pobre só que neste caso os pobres vamos ser nós.


De Electric Dreams a 29 de Outubro de 2011 às 17:18
Realmente, quem gere as páginas das redes sociais tem que levar com este tipo de "choque", se sentem-se mal com isso, não deveriam acabar. Enfim, que se há de fazer, as redes sociais são um mundo complicado...


De John Doe a 29 de Outubro de 2011 às 17:29
Pois, já o outro, o Fernando Nobre, também encerrou a página dele quando o povo disse-lhe que ele só queria era tacho. Os facebooks são uma 'ganda' chatice quando a opinião não é favorável!


Comentar post

Links

Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing

Redes Sociais

twitter facebook delicious flickr
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


Os últimos blá blás

Ao cyberbullying, os estu...

Comunicação cara a cara c...

Laina: a nova sensação do...

Facebook testa novo forma...

Instagram lança perfis na...

W+K lança série de desafi...

Samsung reafirma lideranç...

As piores passwords de 20...

Quase 9 em cada 10 imagen...

Facebook lança páginas gl...

arquivos

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

Networked Blogs
blogs SAPO
Google Analitycs
subscrever feeds