Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

 

 

Uma coisa é aquilo que temos na nossa página do Facebook – outra, muito diferente, é aquilo que as pessoas veem quando entram na nossa página do Facebook. Se acha que a sua foto de perfil, mural, gostos e amigos são itens igualmente importantes para quem visita a sua página, desengane-se.

 

No fim de novembro, a EyeTrackShop, uma startup que realiza estudos baseados na trajetória de visualização, realizou um teste para a Mashable recorrendo a 30 participantes. O objetivo era perceber a que elementos das páginas das redes sociais os indivíduos atribuíam maior importância. “Não é um estudo perfeito. Trinta é um número pequeno para uma amostra e o que chama a atenção num perfil provavelmente varia de acordo com o conteúdo que é exibido”, reconhece a Mashable. Ainda assim, foi possível retirar algumas conclusões: a primeira, é que a fotografia de perfil é, realmente importante – aliás, esta foi a parte da página que mais atenção atraiu, no Facebook. Já no LinkedIn, a profissão gerou mais atenção do que a foto de perfil, sendo, inclusive, o elemento mais notado na página inteira. Curiosamente, outra das áreas das páginas que mais atenção recebeu foram os amigos: quem conhecemos também é parte importante do nosso perfil. Além disso, foi possível ainda tirar mais uma conclusão – óbvia, acrescente-se: “quanto mais abaixo numa página está um conteúdo, menos pessoas olham para ele”.

 

Mais recentemente, a Mashable e a EyeTrackShop voltaram a juntar-se, desta vez para testar a forma como as pessoas olham para as páginas das marcas no Facebook. Para isso, pediram a 30 participantes que visualizassem as páginas da Coca-Cola, Skittles, Victoria’s Secret, Starbucks, Converse, PlayStation, Pringles e da Red Bull, que ocupam as posições de maior popularidade na rede social.

A primeira conclusão a que chegaram foi que os utilizadores olharam quase sempre primeiro para os murais das páginas – e, na maioria das vezes, passaram quatro vezes mais tempo a ver esta zona que qualquer outra área da página. A única exceção a esta regra foi, sem surpresas, a página da Victoria’s Secret, em que a imagem de uma modelo no perfil levou a que as pessoas olhassem para a foto antes de dirigirem o olhar para o mural. “As fotos de perfil podem fazer a diferença entre ver ou não ver uma marca”, explica o estudo, que concluiu que a maioria das fotografias de perfil das páginas não obteve muita atenção: “apenas 57% dos visitantes da página da Coca-Cola, por exemplo, chegaram a ver, sequer, a garrafa de coca-cola que ocupa o lugar principal desta página. Geralmente, fotos de perfil com rostos chamam mais a atenção.” A exceção a esta regra foi a Skittles, cuja imagem de perfil, um saco de Skittles, foi vista por 90% dos visitantes. Outra conclusão importante – e que pode ser útil às marcas – é que as fotos no mural chamam a atenção dos visitantes: “o mural de Facebook com mais imagens no momento do teste, o da PlayStation, foi também aquele para onde as pessoas olharam durante mais tempo. Em média, os visitantes ficaram no mural durante 4,88 segundos. Mais nenhum elemento nas páginas nem nenhuma outra página conseguiu manter a atenção dos visitantes durante mais de 4 segundos.”

 

 

Fonte: Mashable



publicado por blatitudes às 16:15 | link do post | comentar

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