Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

 

Em Portugal, deixar a chamada “gorjeta” é, ainda, um gesto opcional e nem sempre praticado. Mas nos EUA a gorjeta é levada muito a sério. Tão a sério que uma cliente de um restaurante norte-americano viu o seu nome ser denegrido nas redes sociais por, supostamente (já lá chegamos), não ter deixado qualquer gratificação aos empregados de mesa.

 

A história desta “novela” online começou quando Stephanie S. se dirigiu ao restaurante Boners BBQ para jantar com o marido, utilizando um voucher de desconto. No final, segundo o Boners, Stephanie recebeu uma conta de USD$40, pagou e foi-se embora, sem deixar qualquer gratificação.

 

Em vez de um simples olhar de desdém ou um comentário malicioso, Stephanie foi surpreendida com a sua foto, dois dias depois, na página do Facebook do restaurante, onde a acusavam de não ter deixado qualquer gorjeta e recomendavam aos outros restaurantes que não a aceitassem: "NOT WANTED! (Stephanie S.) left waitress 0.00 tip on a $40 tab after she received a Scoutmob discount. If you see this women [sic] in your restaurant tell her to go outside and play hide and go fuck yourself. Yelp that bitch."

 

 

?!

 

Stephanie, que só descobriu o que se passava graças a amigos que se deram conta do sucedido, conta outra versão. De acordo com a cliente, a conta final, incluindo já o desconto, terá custado 30 dólares – valor que ela pagou com duas notas de 20 dólares, deixando, assim, 10 dólares a mais sobre a mesa.

 

Embora o restaurante refira, apenas, a questão da gorjeta, a história não termina aqui. Na verdade, ao regressar a casa naquela noite, Stephanie deixou ainda uma crítica não muito favorável ao Boners no Yelp – o que terá contribuído para a fúria do dono do restaurante.

Imediatamente, a página do Facebook do Boners encheu-se de comentários (embora o post em questão já tenha sido, entretanto, apagado) – e, estranhamente, nem todos se mostraram chocados com o comportamento do restaurante. Entre as muitas críticas, é possível ler, também, comentários de apoio ao restaurante e à sua atitude.

 

Entretanto, o Boners já pediu desculpas à cliente, através das mesmas redes que utilizaram para lhe chamar “cabra”: “Cara Stephanie S., estamos profundamente arrependidos, foi uma atitude impensada da nossa parte. Mas mais importante – foi uma falta de educação para consigo e um uso inapropriado dos social media, que têm sido uma força importante para o nosso negócio porque não podemos pagar publicidade tradicional. Dependemos do boca-a-boca. A experiência que teve era sua para partilhá-la e não minha para abusar dela. O Boners BBQ é a minha paixão e a minha vida. Por favor dê-me a oportunidade de voltar a servi-la às nossas custas – senão, permita-me que lhe devolva inteiramente o seu dinheiro. Sinceramente, Andrew Capron.”

 

 

O facto é que o Boners anda a fazer notícia um pouco por todo o mundo. E Andrew não se pode queixar de falta de atenção…

 

 

Fontes: Adweek

             The Huffignton Post



publicado por blatitudes às 16:58 | link do post | comentar

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