Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012

 

 

 

Na era das redes sociais, é comum ver uma marca medir o seu sucesso online através do número de “gostos” ou seguidores da sua página. Mas se ter centenas de milhares de seguidores é uma bênção para o ego, publicidade e imagem de uma marca, ter centenas de milhares de seguidores que, pura e simplesmente, não se relacionam com a marca de qualquer forma é, numa palavra, inútil.

 

Conseguir 5 mil seguidores numa semana não é, apesar do que possa parecer, uma tarefa do outro mundo. Difícil, sim, é conseguir o tão desejado “engagement”, o envolvimento da comunidade e o desenvolvimento de laços reais e com significado entre a marca e a sua audiência.

 

Em dezembro do ano passado, um blogger francês, Cyroul, pôs a descoberto o método utilizado pela agência de publicidade Fred & Farid para angariar fãs. Em 5 dias, a agência conseguiu reunir 5 mil seguidores no Twitter. Espantoso? Sim, sem dúvida – mas de uma forma diferente da esperada.

 

O que a agência fez foi seguir robôs que, em troca, passaram a seguir também a sua página. Ficção científica? Nada disso: hoje em dia, os chamados “twitter bots” são bem conhecidos e uma forma muito popular de angariar seguidores – mesmo que não sejam reais. Cyroul notou que grande parte dos seguidores da conta da agência eram japoneses e chineses e que o rácio entre o número de contas que seguiam e que os seguiam de volta era de cerca de 1 – uma forma simples de descobrir os twitter bots.

 

“Um dia, a nossa “influência” será medida pela diferença entre os seguidores e fãs reais e as contas artificiais e bots. Então, as marcas chorarão à medida que as suas páginas deixam de ter valor; as agências de publicidade chorarão quando perceberem que o Twitter já não vale nada”, concluiu o blogger.

 

A adição em massa, a vontade de conseguir o máximo de seguidores possível, no Twitter, é um tema muito atual à medida que cada vez mais gente se junta às comunidades digitais. E os serviços de adição em massa via scripts estão em grande forma: basta espreitar o Twitter Central, uma plataforma brasileira que oferece este tipo de soluções.

 

Neste caso, o script automatiza o processo de adicionar pessoas em massa, baseado na ideia de que, uma vez seguidos por alguém, os utilizadores passarão, também, a seguir essa conta: “se você adicionar 500 pessoas, pode ter certeza que pelo menos 100 delas irão passar a te seguir”.

 

E o Twitter, no meio disto tudo? Atualmente, a rede permite adicionar ate 1000 pessoas por dia. Acima desse limite, as contas podem ser suspensas. E se muitos se entregaram a estas ferramentas, outros garantem que o risco de ter uma conta bloqueada não compensa os benefícios de conseguir uma lista de seguidores que, basicamente, os seguem de volta quase automaticamente, não criando verdadeiro envolvimento e valor para a marca.

 

No fim, cabe a cada um decidir a melhor forma de aumentar a popularidade da sua página. Mas uma coisa é certa: no Twitter, o tamanho até pode parecer o mais importante mas comunicar para milhares de utilizadores indiferentes ou não comunicar é, basicamente, a mesma coisa.

 

 

Fontes: Monday Note  

             PC World  

             Central de Ajuda do Twitter

 

 

 



publicado por blatitudes às 12:00 | link do post | comentar

Links

Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing

Redes Sociais

twitter facebook delicious flickr
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


Os últimos blá blás

Ao cyberbullying, os estu...

Comunicação cara a cara c...

Laina: a nova sensação do...

Facebook testa novo forma...

Instagram lança perfis na...

W+K lança série de desafi...

Samsung reafirma lideranç...

As piores passwords de 20...

Quase 9 em cada 10 imagen...

Facebook lança páginas gl...

arquivos

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

Networked Blogs
blogs SAPO
Google Analitycs
subscrever feeds