Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

 

 

Depois de, na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim, o evento ter chamado a atenção para a causa tibetana, os olhares viram-se, agora, para a Índia. Mas porquê a Índia se os jogos vão decorrer em Londres?

 

É que a polémica em torno desta edição centra-se num dos patrocinadores do evento, a Dow Chemical, uma empresa do setor químico que, entre outras coisas, é dona da Union Carbide – a companhia responsável pelo acidente de Bhopal, na Índia, em 1984. Nesse ano, a Union Carbide foi responsável por uma fuga de 40 toneladas de isocianato de metila, um produto utilizado em pesticidas, altamente venenoso, que acabou por matar mais de 20 mil pessoas em Bhopal e provocar problemas de saúde em mais de 100 mil outras pessoas. Hoje, mais de 20 anos depois, a empresa ainda não indemnizou as famílias das vítimas mortais nem os sobreviventes que ficaram com danos de saúde permanentes. Daí que muitos ativistas, indianos e não só, não estejam satisfeitos com o anunciado patrocínio – e tenham mesmo pedido ao Comité Olímpico Internacional que cancele o acordo com a Dow Chemical.

 

Mas a organização já fez saber que não tenciona retirar a Dow da lista de patrocinadores: “O IOC (Comité Olímpico Internacional) e o LOGOC (Comité de Organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres) estavam cientes da tragédia de Bhopal quando discutiram a parceria com a Dow. A Dow não teve qualquer relação com a tragédia de Bhopal. A Dow não teve qualquer participação na Union Carbide  até 16 anos depois do acidente e 12 anos após o acordo de compensação de 470 milhões de dólares ser aprovado pelo Supremo Tribunal Indiano”, escreveu o IOC numa carta dirigida ao diretor da Associação Olímpica Indiana. Ainda assim, apesar de manter o seu patrocínio, o logótipo da Dow não deverá ser exibido numa faixa de decoração no Estádio Olímpico.

 

 

Após anunciar que este seria um “evento verde” o LOGOC vê, assim, a reputação dos próximos Jogos Olímpicos manchada com acusações de que o dinheiro se sobrepôs aos princípios dos Jogos, baseados na união e respeito entre nações. 

 

 

Fontes: Meios & Publicidade  

             Amnesty USA  

            Samay Live  

            The Hindu

 



publicado por blatitudes às 10:45 | link do post | comentar

Links

Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing

Redes Sociais

twitter facebook delicious flickr
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


Os últimos blá blás

Ao cyberbullying, os estu...

Comunicação cara a cara c...

Laina: a nova sensação do...

Facebook testa novo forma...

Instagram lança perfis na...

W+K lança série de desafi...

Samsung reafirma lideranç...

As piores passwords de 20...

Quase 9 em cada 10 imagen...

Facebook lança páginas gl...

arquivos

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

Networked Blogs
blogs SAPO
Google Analitycs
subscrever feeds