Numa altura em que muitas empresas e marcas recorrem às redes sociais para lançar novas campanhas, é comum assistirmos, de vez em quando, ao lado menos bom da partilha em massa. Como no caso da vodka Belvedere que, com a publicação de um anúncio no Twitter e Facebook, provocou duras críticas dos seus seguidores e gerou polémica on e offline.
No centro da polémica está a imagem de uma mulher, com uma expressão próxima do pânico, que é agarrada por trás por um homem sorridente, acompanhada pela frase: “Ao contrário de algumas pessoas, a Belvedere desce sempre suavemente”.
As críticas não demoraram a invadir as páginas do facebook e twitter da marca, onde foi colocada a imagem, e a campanha esteve menos de uma hora online antes de ser retirada. Em causa, estava a perigosa semelhança da imagem com uma cena de abuso sexual.
“Este humor de rapaz de fraternidade foi um terrível erro de julgamento de alguém no departamento de marketing da Belvedere dada a falta de piada em geral de anedotas sobre violações, agravada pela [falta de] sensibilidade em relação ao papel que o álcool desempenha nos abusos sexuais”, argumentou a jornalista da Forbes, Kashmir Hill.
Depois de retirado o post, a empresa emitiu um curto pedido de desculpas: “Pedimos desculpa aos fãs que se sentiram ofendidos pelo nosso recente tweet. Continuamos a advogar que se beba de forma segura e responsável”.
Mas a forma superficial como a empresa lidou com o caso veio trazer mais críticas, já que muitos sentiram o comunicado como um falso pedido de desculpas que colocava a culpa do lado dos próprios seguidores por não serem capazes de entender a piada.
“Fascinada com a desculpa de não-desculpa da Belvedere Vodka que parece assumir que a maioria dos seus clientes pensam que a violação é incrível”, escreveu uma utilizadora do Twitter, ou “FALHANÇO. Nunca mais toco num dos vossos produtos”, escreveu um outro utilizador.
A empresa acabou por emitir um comunicado, nessa noite: “Infelizmente, hoje foi feito um posting no Facebook e Twitter que ofendeu muitos dos nossos fãs e seguidores – e até as pessoas que trabalham aqui na Belvedere. O post é absolutamente inconsistente com os nossos valores e crenças e para além de removermos o post ofensivo estamos decididos a assegurar que algo como isto não volte a acontecer. Como expressão do nosso profundo desapontamento e arrependimento, estamos a fazer um donativo para uma causa de apoio a mulheres. Pedimos desculpa aos nossos fãs e seguidores”.
A causa, anunciou a Belvedere entretanto, foi a RAINN – Rape, Abuse and Incest National Network. “É bom ver uma empresa que não só corrige os seus erros mas procura uma forma de fazer o bem, no final”, publicou a RAINN no seu facebook.
O que os meios especializados se perguntam, agora, é de que forma este episódio poderá vir a ter influência na imagem da Belvedere. Nos próximos tempos, pelo menos, a marca não se vai livrar da memória de uma piada muito mal conseguida… e de uma polémica mal gerida.
Fontes: Time