Chama-se Curalate e apresenta-se como a primeira plataforma de monitorização e análise para marcas focada na curadoria social.
Mas o que é que isso significa?
É sabido que, cada vez mais, as marcas apostam nas redes sociais para desenvolver relações e aumentar o envolvimento com os seus clientes. No entanto, se em algumas redes é fácil medir os resultados das suas ações e monitorizar o impacto e interação da marca (caso do Facebook), o mesmo não se passa com as redes de curadoria social, como o Pinterest. “Os media sociais tradicionais funcionam à base de texto. A curadoria social funciona com imagens. As ferramentas de monitorização social de ontem não são efetivas com as plataformas visuais de hoje”, explica o site.
Assim, o Curalate desenvolveu uma série de algoritmos de reconhecimento de imagem e tecnologias que permitem medir a presença das marcas no Pinterest. Além disso, a plataforma é também capaz de detetar os tweets e likes no facebook originados no Pinterest e perceber que conteúdos geram mais tráfico.
Entre as funcionalidades que disponibiliza, o site permite agregar todas as conversações acerca de uma marca num único lugar e descobrir quem são os utilizadores que mais falam sobre essa marca, tornando possível. Além disso, o Curalate faz a comparação dos resultados da marca com os resultados das marcas com quem compete diretamente – “sejamos honestos, somos todos um pouco competitivos”.
A subscrição do serviço custa entre 19 e 99 dólares por mês (ou entre 15 e 77,5€), havendo ainda uma versão de teste gratuita que as marcas são encorajadas a experimentar. E se, por enquanto, o Curalate tem por base de análise apenas o Pinterest – afinal, o site só foi oficialmente lançado este mês – o plano, segundo o CEO e cofundador, Apu Gupta, é alargar as suas funcionalidades a outras redes de curadoria social, como a Polyvore, Fancy, Wanelo e Instagram.