A Nokia foi apanhada em falso ao promover o seu novo smartphone. O vídeo pretendia demonstrar o novo sistema ótico de estabilização de imagem do Lumia 920 mas, como se veio a descobrir, o anúncio foi gravado recorrendo a uma câmara profissional - mas a informação de que se trata de uma simulação, e que aparece no canto superior, só foi colocada depois de estalar a polémica.
O truque – ou mentira descarada – poderia ter ficado por descobrir, não fosse um pequeno erro dos responsáveis: ao segundo 27, um reflexo numa janela permite ver uma carrinha transportando um técnico de luz e um outro membro da equipa com uma câmara DSLR.
Ups!
A notícia começou a espalhar-se rapidamente nos blogs, sites noticiosos e redes sociais, depois do The Verge divulgar um vídeo expondo a situação e resultou num gigantesco embaraço, no mínimo, para a fabricante de telemóveis.
“Num esfoço de demonstrar os benefícios do sistema ótico de estabilização de imagem [OIS] (que elimina as imagens desfocadas e melhora imagens filmadas em situações com pouca luz), produzimos um vídeo que simula aquilo que seremos capazes de oferecer com o OIS. Devíamos ter publicado um aviso de que se tratava apenas de uma simulação do OIS. O vídeo não foi filmado com um Lumia 920. Pelo menos, ainda não. Lamentamos pela confusão que criámos”, escreveu a marca no seu blog, anexando ao post um novo vídeo, desta vez gravado mesmo com o smartphone.
Mas os problemas para a Nokia não acabaram por aqui, já que também há quem a acuse de ter modificado as fotografias que promovem o smartphone. Quanto a este assunto, pelo menos por enquanto, a marca permanece em silêncio.
Fontes: The Verge