Provavelmente, não será a melhor forma de aumentar a lista de passageiros frequentes mas a verdade é que as recorrentes atitudes polémicas de Michael O’Leary, diretor executivo da Ryanair, não parecem prejudicar o negócio da companhia low-cost.
Geralmente apontada à concorrência (como aconteceu com a TAP ou a Iberia), a língua afiada de O’Leary virou-se, desta vez, para uma cliente inglesa que, recentemente, veio criticar a companhia nas redes sociais por ter sido forçada a pagar um total de 300 euros para poder embarcar. Suzy McLeod, de férias em Alicante com a família, não cumpriu o regulamento da companhia, que exige que os passageiros levem consigo uma cópia impressa dos cartões de embarque, pelo que teve de pagar mais 60€ por cada um dos bilhetes da família.
Segundo a passageira, o local onde se encontrava não tinha acesso à internet. Mas O’Leary considerou o gesto simplesmente “estúpido”: “Achamos que a Sra McLeod deve pagar 60 euros por ser tão estúpida. Não foi capaz de imprimir os passes porque, como sabem, não há cafés com internet em Alicante, não existem hotéis que o possam fazer por si, nem sequer um fax para onde um amigo possa enviar a folha impressa. Depois chega a casa, vais ao Twitter e, Deus nos acuda, a Ryanair vai ter de mudar as regras? Nem pensar.”
Mais tarde, em declarações ao Irish Telegraph, O’Leary afirmou que não estava a chamar estúpida a esta passageira, mas a “todos os passageiros que acham que vamos mudar as nossas políticas ou taxas”.
Muitos criticaram a forma como a Ryanair lidou com a situação e já há mesmo quem incentive um boicote à companhia aérea mas também há quem se posicione do lado de O’Leary, criticando a passageira por não cumprir com os termos de um serviço com que concordou.
Talvez o sentido de humor de que a Ryanair se gaba tenha ido longe demais desta vez. Resta ver como o episódio se vai repercutir nas vendas da companhia.
Fontes: i online
Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing
Redes Sociais
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Blog: |
Blatitudes |
Topics: |
Marketing, Publicidade, Web |