Se recebeu um pedido do Facebook para confirmar a identidade de um dos seus amigos online, não se assuste: a iniciativa foi mesmo da rede de Zuckerberg e teve como objetivo combater os falsos perfis.
Segundo o The Verge, há cada vez mais usuários a criar perfis com informação falsa, “desde raparigas que utilizam o apelido Bieber, por causa do seu ídolo, Justin Bieber, até pessoas com más intenções” e passando por aqueles que querem usufruir das regalias da rede sem abdicar da sua privacidade: de acordo com o Facebook, cerca de 83 milhões das suas contas serão falsas.
A tendência, claro, não agradou ao Facebook – além de pôr em causa a segurança dos utilizadores, também se torna mais difícil vender anúncios e criar uma base de dados quando não se sabe quem utiliza, ao certo, os seus serviços. De acordo com os termos do serviço do Facebook, acrescente-se, os utilizadores são obrigados a prestar informações verdadeiras.
Mas a verificação é difícil – senão praticamente impossível – de fazer. Foi por isso que a rede decidiu pedir ajuda aos próprios utilizadores, enviando a alguns deles uma página onde apresentavam um dos seus amigos e lhes pediam que confirmassem se aquele era, ou não, o seu nome real. Como opções, os utilizadores podiam escolher “sim”, “não”, “não sei” ou ainda “não quero responder”.
A medida não agradou a todos – como acontece, aliás, sempre que há mudanças na maior rede social do mundo – e levou a protestos de vários utilizadores e, até, de advogados, como Paul Bernal que comparou o gesto ao dos regimes opressivos, que incentivam a denúncia, acrescentando que o mesmo “ajuda a construir uma atmosfera de desconfiança, destruindo as mesmas coisas que tornam boas as redes sociais.”
Entretanto, o Facebook já comunicou ter dado por encerrada a “sondagem” que, alegadamente, teria como objetivo “agregar dados e respostas” de modo a perceber como as pessoas usam a rede e, consequentemente, poder prestar-lhes um melhor serviço: em parte, estas respostas ajudariam também ao desenvolvimento de algoritmos que permitissem distinguir nomes reais de nomes falsos e contas reais de spam e contas falsas.
Fontes: Forbes
Site Oficial
Latitudes - Comunicação Integrada de Marketing
Redes Sociais
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Blog: |
Blatitudes |
Topics: |
Marketing, Publicidade, Web |