É difícil para uma marca com quase 5 mil seguidores responder de forma personalizada a cada contacto que é feito através do facebook – mas é também para isso que servem as redes sociais. E, por vezes, é dessa partilha com o público que surgem as melhores oportunidades para uma marca assumir uma personalidade e estabelecer uma ligação com a audiência.
Foi o que aconteceu com a Bodyform, uma marca de produtos de higiene feminina, que foi confrontada, no passado dia 8 de outubro, com um post humorado de um homem que reclamava contra a ilusão vendida nos seus anúncios.
“Olá, como homem tenho de vos perguntar porque é que nos mentiram durante todos estes anos. Quando era criança, via os vossos anúncios com interesse e, vendo como neste incrível período do mês as mulheres conseguiam desfrutar de tantas coisas, sentia-me um pouco invejoso. Quer dizer, elas andavam de bicicleta, montanhas russas, dançavam, saltavam de para-quedas, porque é que eu não podia desfrutar deste tempo de diversão e de “água azul”? Maldito pénis!! Então arranjei uma namorada, estava muito feliz e mal podia esperar pela chegada desta época maravilhosa do mês… mas vocês mentiram!! Não havia diversão nenhuma, nenhuns deportos radicais, nenhuma água azul sobre abas e nenhuma banda sonora no fundo, oh não não não. Em vez disso, tinha de lutar contra os meus instintos masculinos e contra a vontade de gritar enquanto a minha namorada mudava da pessoa carinhosa, gentil e com um tom de pele normal para a miúda do exorcista com veneno adicional e uma rotação de cabeça de 360 graus.”
O post de Richard Neil não passou despercebido, tendo, até ao momento, gerado mais de 87 mil gostos e uma resposta igualmente humorada da Bodyform.
Num vídeo publicado dia 16, a CEO imaginária da marca pede desculpas a Richard e assume: “Acho que é altura de pormos tudo em pratos limpos. Nós mentimos-te, Richard, e queremos pedir desculpas. Desculpa.” Depois de explicar que todas as cenas dos anúncios em que as mulheres aparecem a praticar uma variedade de atividades não passam de metáforas, a CEO termina o vídeo libertando um pum: “Oh, desculpa Richard. Também não sabias que fazíamos isto, pois não?”
Em apenas um dia, o vídeo totalizou mais de 174 mil visualizações no Youtube e centenas de pessoas deram os parabéns à marca pela original reação. Mesmo que a resposta não venha a ter reflexo nas vendas, uma coisa é certa: para muita gente, a Bodyform passou de apenas mais uma marca de pensos para um nome reconhecido pela sua personalidade divertida e cativante. E isso, como as marcas sabem, faz uma imensa diferença.
Fontes: Adweek