O portal de avaliações Yelp começou a publicar mensagens de aviso nos perfis de oito negócios que terão sido apanhados a comprar avaliações.
As mensagens, que incluem um link onde é possível visualizar as provas de que estes negócios estariam a tentar aumentar a sua popularidade no site de forma desonesta, vão continuar visíveis durante três meses e são, no mínimo, embaraçosas e, no máximo, podem arruinar a credibilidade de quaisquer avaliações reais que estes negócios já tenham recebido ou venham a receber.
Segundo o New York Times, o Yelp terá conseguido identificar estes negócios graças a uma operação em que um dos seus empregados fingiu ser um avaliador e respondeu aos pedidos colocados no Craiglist.
“Uma companhia de controlo de pragas oferecia 5 dólares a quem publicasse uma avaliação que tinha sido escrita pela própria empresa. Uma companhia de mudanças estava disposta a pagar 50 dólares, mas queria um texto original. Uma loja de reparação de eletrodomésticos dava o início do texto: “Eu gostei imenso da pontualidade do serviço, o problema foi resolvido, limparam tudo no fim e foram muito profissionais. Por favor acrescente 50 ou mais palavras”, sugeria a loja. Pagavam 30 dólares.”, resume o artigo do NY Times.
Para além de qualquer julgamento ético, a história prova o quão valiosos podem ser, atualmente, os espaços de avaliação online. Embora seja difícil controlar a veracidade das avaliações, a Yelp está decidida a tentar manter o site o mais honesto possível e já anunciou que, caso encontrem mais casos como estes, irão publicar mensagens de aviso nos perfis dos negócios em questão.
Fontes: Search Engine Land