O Crystal Palace é uma obra clássica do design que marcou a história desta disciplina. Recordamos o célebre Palácio de Cristal, concebido por Joseph Paxton para a a exposição Universal de Londres de 19851 em Hyde Park.
Para o efeito, este edifício foi construído num tempo recorde de 8 meses, com recurso a unidades modulares estandardizadas, pré-fabricadas industrialmente.
Com 563 metros de comprimento por 263 de largura e 36 metros de altura, este edifício de 70 000 quadrados, construído maioritariamente com ferro e vidro, destaca-se desde logo, pela sua imponência.
Para muitos, o mesmo representa um expoente máximo da emergente sociedade industrial, demarcando-se claramente, pelo seu design, da arquitectura pré-existente que a circundava.
O Crystal Palace abriu um debate que se manteve durante todo o século XX e que permanece actual ainda nos dias de hoje. Um debate entre aqueles que defendem uma linha historicista de beleza, do objecto único, e aqueles que apoiam a introdução da tecnologia e da industria nas mais variadas obras humanas.