Recentemente, a Latitudes acrescentou um novo serviço no seu portefólio, enquanto empresa de comunicação integrada: o Marketing Online.
Nesse sentido, sentimos que está na altura de o pôr ao corrente das estratégias que estão inerentes a uma agência como a Latitudes, quando pensa em comunicar a sua marca utilizando estas novas poderosas ferramentas comunicativas.
Todos os prós e contras.
Todas as estratégias.
Todos os planeamentos.
E todas as decisões.
Iremos, durante as próximas semanas, centrarmo-nos nas suas dúvidas e expectativas porque, antes de sermos especialistas e falarmos, diariamente, numa linguagem profundamente técnica e especializada entre os elementos da nossa equipa, temos a noção de que o primeiro passo é o de demonstrar a si, enquanto potencial investidor numa das nossas campanhas de marketing online, em que medida poderemos assumir um ROI* muito positivo perante o seu investimento nas novas plataformas virtuais.
Para facilitar a sua leitura e com mais rapidez acercar-se sobre uma linguagem profundamente técnica, do final de cada artigo e sempre que se justifique, usaremos um glossário onde poderá encontrar descodificados os termos técnicos que serão utilizados ao longo destas linhas.
Para suportar aquilo que a Latitudes vem preconizando, desde sempre, nestas páginas, e distanciarmo-nos, de certa forma, do que poderá ser aparentemente em nosso benefício, usamo-nos, no presente artigo, das respostas dadas pelos responsáveis das grandes corporações de comunicação do nosso país que, questionados pela publicação Meios&Publicidade, uma revista da especialidade da área da Comunicação Social, Publicidade e Marketing, demonstram a importância e o papel fundamental de uma agência de Marketing Online, como é o caso da Latitudes.
Comecemos, então, pela publicidade. Tradicionalmente este é o termo utilizado quando se tem em mente dar visibilidade a uma empresa, aos seus produtos e serviços. Quer seja em suportes online* ou offline*, a publicidade é fundamental para fomentar a actividade comercial e expandir o raio de abrangência negocial às fronteiras definidas estrategicamente pela empresa.
Mas centremo-nos na publicidade online e nas suas definições – nas novas definições! – de marketing que daí eclodiram e que estão sujeitas a novas regras de estudo e de aperfeiçoamento.
A uma nova publicidade acresce-se, obrigatoriamente, uma nova estratégia de marketing e, nesse sentido, surge necessária a junção de profissionais em trabalho comunitário, actuando em sinergias onde se unem as competências estratégicas de marketing, as faculdades comunicacionais e o know-how técnico destas novas plataformas.
O escrutínio realizado sobre estas novas formas de marketing feito por si, da sua parte, da parte do sector empresarial português que, embora lentamente, vem de uma forma consistente adoptando esta capacidade de comunicação, irá ser realizado aqui, por nós, que entendemos as suas dúvidas sobre estas novas plataformas de comunicação.
Tal como desejamos demonstrar, à publicidade feita nestas novas plataformas online é imprescindível toda uma mudança de paradigma de estratégia de marketing. A segmentação de mercado, a penetração de um produto, a identificação do target, a reformulação de todo um novo conceito de comunicação passa por um novo formato de pensar estratégias, de falar toda uma nova linguagem geradora de negócio.
Coloquemo-nos, então, na sua posição e façamos a primeira pergunta.
De todas as soluções online que pululam na esfera virtual, quais aquelas que albergam os internautas – o target – que procuro, precisamente, atingir? Quais os sites ou portais que me podem garantir mais eficácia?
Nuno Ribeiro, da Controlinveste, sociedade detentora de inúmeras empresas ligadas à comunicação social, afirma que tudo depende dos objectivos da campanha. Adianta que campanhas em patrocínios e com uso de múltiplas plataformas garantem maior envolvência com utilizadores/audiência e maiores índices de notoriedade.
Assim é a opinião, também, de Isabel Marques, da rede Comunique que adianta que tudo depende da estratégia criativa adoptada. Por exemplo, os formatos rich media*, mais elaborados e difíceis de criar, são, sem dúvida, geradores de mais cliques. No entanto, isto pode não ser a intenção: ser se tiver a ideia de se massificar uma mensagem, uma publicidade, a melhor opção passa por formatos com menos impacto, mas também mais baratos, que permitam um maior share* (de audiência) e maior exposição da marca.
Para Jorge Laranjinha, da Creative Partner, uma agência de meios dedicada inteiramente à internet, é mais importante a estratégia criativa que os formatos adoptados de um anúncio. É através de uma comunicação certa e com maior qualidade nas peças de comunicação que se antecipa uma maior percentagem de CTR*.
Com um anúncio de maior formato, ou em maior destaque, garanto mais retorno?
Isto porque, claro está, um anúncio com um grande formato capta mais atenção de todos os utilizadores. No entanto, também é mais caro. Deste modo, o sucesso de uma campanha apenas poderá ser determinado através da qualidade da comunicação do produto/serviço que é comunicado. A título de exemplo, layers* ou takeovers* e outros formatos extensíveis são geradores, normalmente, de um CTR mais elevado.
Assim, uma boa estratégia de comunicação, adoptando os melhores suportes e os formatos adequados, acaba por captar o target requerido atingindo um maior índice de eficácia a um custo reduzido. O ROI sobre o investimento feito é tanto maior quanto maior for a aposta em agências de marketing online, capazes de criar a melhor estratégia de comunicação da marca a um menor preço.
Como consigo atingir a estratégia de marketing mais eficaz? Quais as melhores técnicas online para dar a conhecer a minha marca?
Empresas como a Latitudes, que oferecem serviços de Marketing Online, estão especializadas em comunicar as vantagens da sua empresa, assegurando o maior retorno ao investimento por si realizado.
Conjugar técnicas como SEO*, Campanhas de Adwords, construção de sites, estratégia de palavras-chave, Redes Sociais, E-mail Marketing, entre outras, é precisamente o busílis da questão. Tal como antigamente, não é apenas a construção de um anúncio publicitário que garante mais vendas. Saber onde e como difundi-lo presta-se a um exercício muito mais complexo de se atingir.
Iremos tratar de todas estas ferramentas individualmente, demonstrando-lhe vantagens e potencialidades, possibilitando-lhe o acesso a uma janela contemplativa a estratégias por nós adoptadas e pensadas.
Queremos, com isto, administrá-lo do conhecimento específico com que trabalhamos diariamente, munindo-o, até, do linguajar técnico utilizado nesta área para que nos confronte, com conhecimento de causa, especificamente com o que a sua empresa necessita.
A Latitudes irá demonstra-lhe na próxima edição do "Tudo o que sempre quis saber sobre Marketing Online", as questões que levam a que um anúncio seja mais clicado que outro e as estratégias que têm de ser consideradas para aumentar o CTR de um anúncio – algo fundamental no meio online.
Glossário:
ROI - Retorno Sobre Investimento (Return On Investiment);
Suportes online – meios com acesso imediato a uma página de internet;
Suportes offline – meios tradicionais (TV, rádio, meios impressos e de exterior);
Formatos de rich media – formato que contém vídeo e som;
Share de audiência – percentagem de público exposto a uma dada comunicação;
CTR - Click-Trough Rate - Percentagem do número de utilizadores que clicou na peça sobre o número de impressões (visualizações) servidas;
Layers – Peça com dimensões variáveis que surge sobre os contornos do suporte, que tem um tempo limitado de exposição e que pode deixar de estar visível por acção do utilizador através de um botão de fechar;
Takeovers – Personalização de uma página à imagem do anunciante/marca;
SEO – Search Engine Optimization – prática para optimizar (melhorar e aumentar) o tráfego para um website;