É uma das discussões mais intensas no Linkedin e sugere-nos dois pontos de vista para um mesmo problema. Com o advento das novas plataformas sociais, é possível unir as estratégias emergentes com o marketing tradicional?
Os estrategas do marketing tradicional, parecem estar a anexar o Média Sociais como uma nova arma para juntar ao seu leque de serviços; ao invés, aqueles que se enfocam apenas sobre as novas plataformas online, rompem com o tradicional, defendendo que estamos perante um novo futuro, perspectivando que tudo o que está para trás irá, gradualmente, desaparecer.
Nesta longa discussão, que importa à Latitudes colocar aos seus seguidores, expomos os dois pontos de vista.
Para uns é necessária uma abordagem de integração, onde as empresas carecem ter uma visão geral sobre toda a estratégia de marketing, que deve de incluir ambas as plataformas offline, dos meios tradicionais, e as online, a dos novos média. Ambas as plataformas devem alimentar-se mutuamente.
No outro lado da discussão, é defendido que o marketing tradicional usa o método “impositivo”, onde se pode controlar a forma e o modo como as pessoas vêm o que se tem para oferecer. Os novos média, sustentam os seus defensores, usa um método oposto, o método “sugerido”, onde as pessoas escolhem elas próprias como e quando querem ver o que lhes está a ser oferecido.
A primeira forma emprega o outbound marketing, ou seja, a estratégia que procura o consumidor. A segunda, as dos média sociais, emprega, por seu turno, o inbound marketing, estratégia que significa ser-se encontrado pelos potenciais clientes numa lógica de relações mútuas e envolvência. As vantagens deste inbound marketing são, tal como ilustra a imagem, os seus custos reduzidos, uma melhor segmentação de mercado e um investimento que perdura para o futuro.
Defendem, portanto, que a era da mensagem “martelada” na consciência dos consumidores acabou, dando lugar a toda uma nova forma de estratégias de marketing, que passam por criar um efeito magnético no mercado-alvo que procuram atingir.
Lembrando o novo serviço que incluiu nos seu portefólio – o Marketing Online – na opinião da Latitudes, há, definitivamente, lugar para ambas.
Doravante, o segredo será criar o equilíbrio entre ambas as formas de comunicar uma marca, visto que ambas as plataformas – a online e a offline – irão depender uma da outra.
Lembremo-nos que o mercado é composto por várias gerações que incorporam a mensagem de uma empresa de forma completamente diferente e por meios diferentes. Desde o Facebook até ao simples anúncio de estrada.
As novas formas de marketing dão poder ao consumidor, enquanto que os meios tradicionais dão o poder ao fornecedor, às empresas, o que é implicitamente necessário para manter a lógica da oferta e da procura de negócio.