No Oriente, o Sol representa o individualismo, a liderança, o sucesso, o homem em geral e a saúde. Acredita-se igualmente que as pessoas, sob a sua influência, tendem a ser sinceras, exigentes e capazes de transmitir energia. Se as marcas acreditarem nestes princípios, é-lhes mais fácil de comunicar com determinação e eficácia.
Mas estamos no Ocidente e o Sol é sinónimo de Verão, que por sua vez é sinónimo de férias e diversão, de praia, desportos marítimos e protectores solares, de festas populares e festivais de música, de águas, sumos e cervejas, de sardinhas assadas e caracóis, de viagens dentro e fora do país. Sob a influência do Sol, tudo isto se transforma em marcas que comunicam estrategicamente com todas as ferramentas possíveis, preferencialmente de forma integrada: seja publicidade above ou bellow the line, marketing directo ou marketing online, design ou webdesign. Tudo é válido.
As marcas absorvem, assim, a força criativa do Sol e apoderam-se do Verão com a certeza de que os públicos-alvo estão predispostos ao consumo desenfreado motivados pelo bom tempo, armazenando forças para o Outono, qual fábula da Cigarra e da Formiga.
Deste lado do mundo, as marcas agem sob a influência da publicidade e do marketing e as agências, de forma inevitável, agem sob influência dos criativos e dos clientes, em prol do bem-estar das pessoas. Porque o Sol, quando nasce, é para todos.
Boas Férias e esperamos pela sua marca.
Até breve.