Imagine que quer realizar uma telenovela mas não dispõe de um cenário nem dos recursos necessários para o criar. A maioria de nós pegaria na câmara e tentaria filmar qualquer coisa em casa ou, pura e simplesmente, desistiria do projeto. Mas estes jovens americanos tiveram uma ideia bem mais criativa: porquê gastar dinheiro ou filmar em cenários menos adequados quando podiam simplesmente digirir-se à loja IKEA mais próxima?
Foi precisamente isso que fizeram os amigos Dave Seger, Paul Bartunek, Delbert Shoopman, Spencer Strauss e Tom Kauffman, que, entre o verão de 2009 e o início de 2010 se dedicaram a “invadir” o IKEA de Burbank, na Califórnia, para filmar a sua novela “IKEA Heights”. E o que levou a IKEA a aceitar esta ideia?... Bem, nada, porque, na verdade, os jovens optaram por filmar a novela sem o conhecimento da empresa. Munidos de microfones sem fios e máquinas fotográficas com capacidade para gravar vídeo em alta definição, os amigos conseguiram gravar um total de sete episódios na loja.
É claro que o secretismo da coisa se reflete no produto final: foram expulsos da loja duas vezes, os clientes fixam os atores, confusos, em alguns momentos, mas tudo isto contribui para o sucesso da série.
Há cenas de traição nas camas em exposição, momentos de horror numa das cozinhas e, até, um funeral em plena zona dos tapetes.
“Achamos que é engraçado. Entendemos o humor, que é similar ao tom que nós próprios utilizamos nas nossas estratégias de marketing. Mas as filmagens não autorizadas nas nossas lojas não são uma coisa boa. Existem canais adequados através dos quais as pessoas nos podem contactar se quiserem filmar nas nossas lojas”, comentou Madelein Löwenborg-Frick, porta-voz do IKEA canadiano.
Mas a verdade é que, se assim fosse, a novela provavelmente não teria metade da piada. “Fizemos isto porque somos preguiçosos e também porque era mais engraçado ver os consumidores a entrar confusos na loja. Teve também a emoção de fazer algo de proibido”, confessou Seger, o realizador da IKEA Heights.
Ainda que tendo ido contra os regulamentos da empresa, a novela terá sido uma das melhores formas de publicidade gratuita que a marca alguma vez recebeu, já que a novela se tornou um êxito na internet um pouco por todo o mundo.