500 libras (cerca de 568€) para recuperar os seus contactos de email: parece-lhe muito? Foi isso que pediu um hacker a uma jornalista britânica depois de lhe roubar a conta de email e exigir um resgate pelos contactos.
Mas este nem era o plano inicial do ladrão. Primeiro, o hacker contactou, através da conta de email de Rowena Davis, todos os seus cinco mil contactos, pedindo-lhes dinheiro, em nome de Davis. Supostamente, Davis teria sido roubada em Madrid e precisaria urgentemente da ajuda dos seus amigos: alguns deles, preocupados, ligaram para a jornalista tentando saber como lhe poderiam fazer chegar o dinheiro.
Ao aperceber-se do sucedido, Davis criou uma nova conta e contactou o ladrão, para a sua antiga conta de email, solicitando-lhe que lhe devolvesse os contactos por motivo de trabalho. Foi aí que o hacker encontrou uma segunda oportunidade, exigindo mais de 500 euros em troca dos contactos e afirmando que “não teve escolha” e que esta situação era preferível a roubar a jornalista na rua.
Depois disto, Davis fez o que a maioria de nós faria: tentou entrar em contacto com a Google e reaver o controlo da sua conta. Segundo a jornalista, a Google desligou-lhe o telefone duas vezes e recusou ajudá-la, mesmo quando a jornalista ameaçou escrever sobre o assunto. O caso só foi mesmo resolvido graças à ajuda de um amigo da jornalista que trabalha na Google e que, rapidamente, terá mudado a password e reavido o acesso à sua conta.
Demonstrando fair-play, mesmo derrotado, o hacker não deixou de se desculpar perante a jornalista, enviando-lhe um email para a conta que tinha roubado: “Vejo que consegui aceder novamente à sua conta. Desculpe o incómodo.”
Quanto a Davis, cumpriu a sua promessa: a história está em toda a internet e a Google não sai nada bem vista deste espisódio…
Fontes: Sol