Foi publicada há menos de uma semana, mas a biografia oficial de Steve Jobs, com o mesmo nome, escrita por Walter Isaacson, já é um Best-seller. Na verdade, segundo a Reuters, a Amazon acredita que o livro poderá ser mesmo o mais vendido do ano. Para além da versão em papel, a biografia também está disponível em formato digital – e os fãs sentirão, certamente, que não poderá haver melhor forma de ler a história de Jobs senão no seu icónico iPad.
Isaacson, antigo administrador da CNN e ex-editor da Time, é um dos pesos-pesados do jornalismo americano. Para escrever a biografia do fundador da Apple, o jornalista entrevistou-o cerca de 40 vezes e conversou com a família, amigos e colegas de Jobs – mas também com os seus adversários e concorrentes.
A publicação de “Steve Jobs” tem feito de vários blogs e sites verdadeiros clubes do livro. Página a página, revelação a revelação, os leitores partilham os seus sentimentos online, confessando não conseguir pousar o livro – ou, em grande parte dos casos, o iPad.
Jobs era um homem peculiar – e isso reflete-se, agora, nos comentários que os leitores ávidos vão debitando na internet. Chris Taylor, jornalista do Mashable, faz parte desse grupo: no site, colocou aquilo a que chamou “10 detalhes espirituosos” da biografia e convidou todos os leitores a partilharem a sua opinião.
Mas como Taylor há mais, muitos mais, espalhados por toda a internet – se não quer perder o efeito surpresa quando o livro chegar, em novembro, a Portugal, o melhor é evitar googlar a biografia.
Fontes: Público