Segundo um estudo levado a cabo pela consultora Publicis, 80% das decisões de compra, em Portugal, são tomadas pelas mulheres. Mas será que a publicidade atual tem sabido estar à altura destes números?
De acordo com Anthony Gibson, CEO da Publicis Portugal, 6 em cada 10 mulheres entrevistadas revelaram sentir-se incomodadas pela forma como são retratadas nas campanhas publicitárias – um alerta que as agências não podem ignorar. “Não as chamem compradoras ou donas de casa. Menos de 5% das mulheres veem-se como tal”, explicou Gibson. “Já não funciona retratá-las como carentes, medrosas, incompletas, assumindo a marca como o seu herói”, acrescentou.
No debate organizado pela Câmara de Comércio Americana em Portugal e pela European Professional Women’s Network, Nuno Ferreira Pires, diretor de Marketing Ibérico da Dyrup, também se manifestou em relação a estes resultados. Admitindo que “as verdadeiras escolhas [das mulheres] fazem-se ao nível emocional”, Ferreira Pires avisou, também, que este é um tempo de mudança e que os homens também já começam a ter algum poder de decisão no que toca por exemplo à escolha da decoração da casa “algo que não acontecia há 10 anos”. Simultaneamente, os homens assistiram, também, à emergência de um novo mercado para eles e começam a modificar os seus comportamentos de consumo em áreas como o vestuário ou a cosmética, obrigando os profissionais de marketing a uma atitude de “open minding”.
Fontes: Marketeer