Apresentamo-vos Molly e Olly.
Molly e Olly são dois robôs que interagem, de forma física, com a internet. A ideia partiu de Benjamin Redford, designer da Mint Digital, em Londres.
Molly transforma os seus tweets em doces, ao contar quantas vezes eles são “retweetados” e disponibilizando um doce sempre que o número, definido por si, é alcançado. Já Olly transforma as suas notificações online em aromas: pode encher o Olly com qualquer aroma que deseje, como um perfume ou um óleo essencial.
Por enquanto, Molly e Olly são apenas protótipos, mas com a ajuda de todos os interessados poderão, em breve, chegar à sua secretária.
Como muitos outros projetos, Molly e Olly fazem parte do portefólio do
Kickstarter, um site onde os criadores apresentam os seus projetos em busca de financiamento. Não se trata de um investimento ou empréstimo, como o site faz questão de frisar: os criadores mantêm 100% do controlo e propriedade do seu trabalho. O que eles oferecem são produtos e experiências únicas em cada projeto. Para cada um destes projetos, há um objetivo monetário que tem de ser atingido num determinado espaço de tempo.
No caso de Molly e Olly, por exemplo, o objetivo são 35 mil dólares - e devem ser angariados até dia 10 de fevereiro. Neste momento, o projeto conta com 135 financiadores e quase 9 mil dólares. Mas o dinheiro só muda de mãos se o projeto atingir, de facto, a meta estabelecida. Caso contrário, nada acontece. Em troca do financiamento, os "backers" recebem desde um postal (10 dólares) até aos próprios robôs (desde 50 dólares).
No site, há projetos das áreas da música, vídeo, arte, tecnologia, design, gastronomia e publicações, incluindo livros e jogos de tabuleiro, entre tantas outras coisas - e todos os criadores com uma boa ideia são convidados a apresentá-la.