Não é propriamente uma novidade, mas o estudo GlobalWebIndex6 (GWI 6) veio comprovar o que já toda a gente sabe: a importância das redes sociais para as marcas está a crescer.
Segundo este estudo, 59% dos utilizadores da internet de todo o mundo visitaram o site de uma marca no último mês e 24% acederam ao seu perfil numa rede social. Curiosamente, é nos mercados emergentes que a preferência pela interação com as marcas via redes sociais é mais acentuada: em países como a Indonésia e as Filipinas, onde a utilização da internet ainda está a emergir, metade dos utilizadores recorreram às redes sociais para visitar perfis de marcas.
O estudo explorou também quais as expectativas dos consumidores que interagem com as marcas através das redes sociais, concluindo que entre as principais motivações estão os descontos, melhor serviço e recomendações personalizadas.
Ao mesmo tempo, o GWI 6 revelou que o e-commerce também continua a crescer – mas, ao contrário de que se passa nas redes sociais, os países emergentes ainda estão longe de atingir os resultados de nações como a Coreia do Sul, Alemanha ou Reino Unido, onde mais de 70% dos utilizadores realizaram compras online no mês anterior ao estudo. A média global situa-se nos 59%.
O GWI 6 foi realizado a partir de entrevistas a 122 mil utilizadores de internet em 27 mercados à escala mundial.
Fontes: Briefing