Idade, género, classe social… segundo a DM9, os critérios tradicionalmente usados para classificar os consumidores, nomeadamente os perfis demográficos, já não são suficientes na era digital. Assim, decidiram estudar a forma como os consumidores se relacionam com a tecnologia e como se comportam no mundo digital, inaugurando uma nova categoria de perfis: os perfis digigráficos.
Para isso, a DM9 entrevistou várias pessoas com idades compreendidas entre os 8 e os 60 anos, utilizando novos critérios para as classificar:
1. Quanto e como é que as pessoas utilizam os recursos e equipamento de tecnologia nas suas vidas;
2. Quais são as intenções que as pessoas têm ao consumir os diversos produtos digitais;
3. Quanto os recursos digitais servem para moldar a sua identidade.
Com base nestes critérios, a DM9 criou cinco novos perfis de consumidores digitais:
1. Imersos: pessoas que tiveram parte da sua identidade definida a partir da tecnologia. Com a tecnologia, conseguiram “encontrar-se”, definir melhor os seus interesses e estabelecer melhores relações com o mundo. As suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital. (Vídeo aqui)
2. Ferramentados: aqueles que recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas mas que não a idolatram. A tecnologia ajuda-os nas tarefas quotidianas, facilita-lhes a vida, mas estas pessoas não dependem dela nem são definidas por ela. (Vídeo aqui)
3. Fascinados: consumidores que querem parecer modernos e tecnológicos. Para este grupo, os computadores, gadgets e hábitos da era digital são ícones da modernidade e consumir estas novidades fá-los parecer modernos e a par do que se passa. (Vídeo aqui)
4. Emparelhados: grupo de pessoas que consideram a tecnologia fundamental para pôr em prática os seus projetos de vida. Veem a tecnologia como uma ajuda fundamental para o seu dia a dia, considerando que, sem ela, o seu quotidiano fica extremamente complicado. Estas pessoas encaram as máquinas quase como extensões dos seus próprios corpos, potencializando as suas capacidades humanas. (Vídeo aqui)
5. Evoluídos: pessoas que têm no universo das máquinas e da tecnologia o seu habitat natural. São as crianças e adolescentes que nasceram e estão a crescer no mundo digital, não tendo conhecido um mundo antes deste. (Vídeo aqui)
A nova categoria de perfis poderá ser muito útil a todos aqueles que trabalham no meio digital, sobretudo na área da comunicação, marketing e publicidade, ajudando os profissionais a compreender melhor o seu público e direcionar o seu trabalho de forma mais eficaz.
Fontes: AndroidPIT