Se quer assegurar um futuro mais forte para a sua marca, o melhor é apostar no marketing verde. Segundo Jake Backus, customer sustainability director da Coca-Cola Europa, as marcas mais sustentáveis e com maiores preocupações ao nível do ambiente são também as que conseguem criar um maior envolvimento com os consumidores.
O diretor esteve em Portugal, numa conferência, onde deixou alguns conselhos às marcas sobre comportamento sustentável. Neste contexto, Backus apresentou dados importantíssimos, dando a conhecer que 67% dos portugueses consideram o ambiente muito importante – um valor superior à média da UE, de 64%. Além disso, são também muitos os portugueses que se importam com as eco-labels (57%) e que pretendem ter mais e melhor informação sobre questões ambientais nas embalagens (31%). Para além dos números, Backus recordou que os consumidores, na Europa, colocam o Ambiente acima da Marca.
Assim, no futuro, as marcas devem procurar antecipar as necessidades e aspirações dos consumidores, criando valor para o consumidor na sua comunicação. Embora considere que o “packaging é a melhor maneira para informar”, Backus alerta para os perigos do greenwash, já que a comunicação tem de ser “real, significante e relevante”, não bastando o design. Outra das suas propostas é que as marcas envolvam as pessoas na ações, através de pedidos ou convites, mas evitando, sempre, forçar comportamentos.
O responsável da Coca-Cola concluiu afirmando que as mudanças não são, claro, fáceis, mas que são necessárias. Afinal, uma empresa “merece ter lucro se servir a sociedade” e o ambiente é uma forma de servir a sociedade e, ao mesmo tempo, conquistar a confiança dos consumidores. Todos ganham e o mundo agradece.
Fontes: Briefing