O projeto português Bewarket baseia-se numa ideia simples: ajudar a comprar e vender através das redes sociais. Mas, entre vendedor e comprador, há também oportunidades para os mediadores e a hipótese de apoiar causas sociais.
Marco Barbosa, Rui Ramos e Miguel Vieira são os três nomes responsáveis por esta aplicação, criada com o apoio da Capital Europeia da Cultura, que caracterizam, em entrevista ao Euronews, como “uma espécie de eBay onde se pode comprar e vender no Facebook”. A partir da Bewarket, é possível comprar, doar, vender ou revender produtos. Como? “Eu quero comprar um iPhone. Posso «seguir» um iPhone e quando alguém submete uma nova avaliação do produto sou notificado” exemplificou Marco Barbosa.
Outra das características do Bewarket é a possibilidade de revender algo, obtendo uma percentagem da venda.
“O Bewarket não é uma simples plataforma para comprar e vender. Este projeto vai além do conceito do comércio social já que permite comprar, vender, doar e revender aos amigos, às pessoas próximas e a toda a rede do Facebool. É possível seguir e avaliar outros utilizadores e produtos bem como saber o que os seus amigos pensam de si.
Adicione o que quer vender e pode definir uma percentagem a ser atribuídaao utilizador que conseguir revender o seu produto. Além disso, também pode definir uma percentagem que pose ser usada como donativo para uma ONG. Assim, para aumentar as suas vendas só precisa de disponibilizá-las para serem divulgadas e revendidas por outros utilizadores”, pode ler-se no site da app.
A versão beta desta aplicação foi lançada no final de janeiro deste ano e embora a maioria dos utilizadores sejam, maioritariamente, portugueses, o objetivo é espalhar a rede – e as oportunidades – até todos os países onde se utilize o Facebook.
Fontes: Euronews